Planejar e enxergar o retorno dos esforços que sua empresa tem feito para recuperação de crédito, isto é para diminuir os índices de inadimplência, é imprescindível para construir um planejamento estratégico de sucesso.
Entender como está sua carteira de inadimplência e quanto tempo leva para o recurso retornar ao seu caixa ajuda a identificar se seus esforços de cobrança estão sendo realmente eficazes.
Neste artigo vamos explorar como a definição e acompanhamento de métricas de sucesso na área de recuperação de crédito extrajudicial e judicial contribui para a tomada de decisão da alta liderança, acompanhe.
Criando um planejamento estratégico de cobrança
Grande parte das empresas que realizam vendas a prazo, ou seja, que concedem algum tipo de crédito para seus clientes, estão sujeitas aos desafios da inadimplência.
Com este cenário posto, é necessário criar um planejamento estratégico de cobrança.
E o que é este planejamento? Um conjunto de ações e estratégias que visam a recuperação de dívidas para a empresa.
Entre as medidas adotadas, podemos destacar:
- Análise do perfil dos devedores e divisão por categorias de abordagem;
- Criação de processos e diretrizes para a área de cobrança, incluindo definição de objetivos e a avaliação de parceiros externos para colaborar na recuperação dos ativos;
- Criação de régua de cobrança, definindo canais de comunicação, mensagens e frequência dos contatos;
- Elaboração de política de acordo, considerando as possibilidades de desconto e parcelamentos para quitação das dívidas;
- Criação de métricas de análise para determinar o sucesso na conclusão dos objetivos propostos;
- Análise de resultados e utilização de dados para identificar oportunidades de melhoria.
Para além dos benefícios financeiros da construção deste planejamento de cobrança, como o percentual de dívida recuperada para o caixa da empresa, essa estratégia também proporciona outros benefícios.
Entre eles, a redução da inadimplência, com a implementação de régua de cobrança e flexibilização das negociações de acordo.
Também podemos destacar o fortalecimento das relações comerciais entre cliente e empresa, prezando por uma abordagem de cobrança respeitosa, flexível e empática.
Além disso, implementar um planejamento adequado permite acompanhar na prática a qualidade da carteira de clientes e identificar oportunidades de melhoria na concessão de crédito.
Definindo métricas de sucesso
Como destacamos anteriormente, parte do processo de criação do planejamento é definir métricas de sucesso.
Identificar os indicadores chave para acompanhar e medir a eficiência da sua empresa na recuperação de crédito é essencial para identificar se os esforços realizados pelo time estão sendo eficazes.
Seja por falta de tempo ou por não possuírem a experiência necessária, os times internos de cobrança geralmente apresentam dificuldade em gerar insumos para melhoria do processo.
O time de cobrança passa horas ao telefone, mandando e-mails, cuidando da prevenção da inadimplência, refazendo e enviando boletos, mas, estrategicamente falando, qual o resultado que está sendo gerado?
O gestor da área deve identificar qual índice de inadimplência geral da carteira, qual a taxa de recuperação, o tempo médio de pagamento, entre outros.
Estes indicadores devem ser monitorados regularmente para que sejam feitos ajustes conforme necessário.
E mais do que isso, o gestor deve analisar a seguinte questão: meu time é capaz de entregar estes conjunto de dados da forma correta? Preciso de apoio tecnológico para este monitoramento?
E, por fim, o gestor deve identificar se é hora de buscar um parceiro estratégico para orientação e suporte da área.
Encontrando parceiros estratégicos
O desafio é ainda maior quando precisamos terceirizar o trabalho, utilizando-se de serviços de cobrança extrajudicial ou judicial, pois na maioria das vezes perdemos a visibilidade completa dos esforços e estratégias empregados, limitando-nos em receber relatórios precários apenas com o resultado final (valor recuperado).
Por isso, antes de sair fechando contratos e firmando parcerias, é necessário uma análise profunda dos benefícios que essa contratação pode gerar.
Quando aplicamos este conceito para a área de crédito e cobrança e mais especificamente sobre a recuperação de dívidas, não podemos deixar de falar sobre o papel da advocacia.
Existem hoje diversos escritórios que se dizem especialistas na recuperação de crédito. Mas será que são mesmo?
Imagine o seguinte cenário:
Todo mês você recebe um e-mail do escritório de advocacia, informando que foram realizados: 4 acordos, que destes acordos, foram recuperados R$80mil. O advogado então informa que e que o escritório irá repassar o valor líquido para sua empresa, retendo o percentual de honorários.
Mas você, como gestor, o que faz com essa informação? Quais insights estratégicos este e-mail pode proporcionar para evitar o crescimento da sua inadimplência ou mesmo para dar visibilidade dos esforços que o escritório está dedicando aos seus casos?
A verdade é que: o número por si só pouco contribui para avaliar a eficiência e produtividade das ações adotadas.
O que o gestor deve observar
- Quanto essa recuperação representa em relação a sua carteira total de inadimplência? Estamos melhorando ou piorando nos resultados?
- Quanto tempo o escritório levou para fechar este acordo, desde o momento da proposição do acordo até a data do efetivo pagamento?
- Qual o tempo médio de fechamento dos acordos e/ou recuperação dos seus créditos?
- Qual a expectativa ou projeção de novos recebimentos para os meses seguintes?
- E mais, como essas informações deveriam ser mostradas para você?
Estas são perguntas essenciais para determinar se seus esforços e o investimento na sua parceria está gerando frutos.
Ao buscar uma advocacia parceira é imprescindível analisar se eles possuem visão estratégica para gerar valor para o negócio.
Pensando nisso é que a Bravo, Medina & Advogados criou um dashboard exclusivo para que seus clientes consultem, sempre que desejarem, informações estratégicas sobre os esforços de recuperação de crédito.
Por meio dessa visualização, gestores podem obter informações importantes para determinar o planejamento estratégico da empresa, incluindo objetivos específicos para a área de recuperação de ativos com visão de longo prazo.
São mais de 10 anos de atuação no mercado, contando com mais de 30 profissionais especializados no segmento de recuperação de crédito para empresas.
Se você está buscando um escritório com experiência e visão estratégico-empresarial sobre a recuperação de crédito para ajudar a sua empresa, entre em contato conosco pelo formulário de contato do site.