Benefícios da adoção da Cobrança Extrajudicial
Benefícios da cobrança extrajudicial

Com a inadimplência crescente, a cobrança extrajudicial passou a ser uma necessidade para empresas de todos os segmentos, demandando a construção de estratégias para minimizar seus impactos.

O cenário para empresas que dão crédito aos seus clientes por meio das vendas parceladas é desafiador, já que são mais de 66 milhões de Brasileiros endividados, segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil em setembro de 2023.

Se as vendas parceladas são uma necessidade para garantir o faturamento crescente e a inadimplência é uma realidade, como se preparar para realizar a recuperação de crédito e garantir a saúde financeira para sua empresa?

Neste artigo, vamos explorar a necessidade e os benefícios da cobrança extrajudicial como estratégia para recuperação de crédito para empresas e o papel do advogado neste cenário.

Construindo uma estratégia 

Primeiro, precisamos esclarecer o que é cobrança extrajudicial. Esta modalidade, também conhecida como “cobrança amigável”, acontece fora do judiciário. Ela pressupõe uma série de ações que a empresa pode realizar para negociar com seu devedor um acordo para pagamento do débito. 

Seu objetivo maior é recuperar o crédito com rapidez e eficiência, preservando o relacionamento entre empresa e cliente e economizar custos com ações judiciais de cobrança.

Vale lembrar que, dentro de uma política de cobrança, os lembretes prévios de vencimento são excelentes estratégias de prevenção, afinal, você não precisa iniciar a cobrança com um título vencido. 

Antes de iniciar de fato a cobrança, é necessário identificar qual o tipo de devedor que está em sua base. Podemos dividi-los em Esporádicos ou Recorrentes. 

O primeiro representa aquele devedor que pode ter esquecido do vencimento, que passou por alguma dificuldade momentânea e não conseguiu realizar a quitação do débito. Geralmente, este devedor se constrange pela cobrança e realiza esforços ativos para quitação do débito, negociando acordos com mais facilidade. 

Já o recorrente, é o devedor que compra além das suas capacidades de pagamento, que possui baixa disciplina financeira e não se importa em receber dezenas de ligações de cobrança.

Dividi-los em categorias ajuda a consolidar estratégias de atuação diferentes para cada cenário, afinal, enquanto para um tipo, duas ligações ou um e-mail bastam, para o outro tipo, serão necessárias diversas tentativas.

Comunicando o devedor 

Após identificado o perfil da sua base de devedores, é hora de partir para a prática: lembrar o devedor da sua dívida. 

Você deve prever em sua estratégia quais canais utilizará para essa finalidade, qual a cadência de mensagens, ou seja, quantas vezes e com qual frequência lembrará o devedor sobre a dívida além de definir qual o tom de comunicação. 

Você pode enviar mensagens um dia antes do vencimento e na data de vencimento, de forma preventiva e, após identificada a inadimplência, iniciar a estratégia de recuperação do crédito de forma reativa. 

O tom das mensagens deve ser sempre em tom amigável, primeiramente para informar o vencimento e após, para propor negociações e acordos, afinal, se você estiver tratando com um devedor esporádico, ele pode nem mesmo ter percebido o vencimento do título.

Elas também podem ser transmitidas das mais variadas formas, desde o e-mail, passando pelo WhatsApp, ligações telefônicas ou cartas com aviso de recebimento.

Em sua estratégia, você deve definir qual o momento de negativar o CPF ou CNPJ nos órgão competentes, uma vez que a restrição do nome interfere diretamente na vida do devedor.

O mesmo vale para o protesto de título em cartório, que deve ser utilizado quando a dívida for muito alta, já que os custos com cartório podem pesar no seu orçamento.

Abra uma via de comunicação com seu devedor, estabeleça sua confiança e busque oferecer negociações para quitação do débito, incluindo descontos sobre a multa, parcelamento do saldo devedor entre outros.

Resultados e benefícios da cobrança extrajudicial

Um dos principais objetivos da cobrança amigável é ter celeridade na recuperação dos créditos para a empresa.

Ao investir na cobrança extrajudicial, sua empresa estabelece um vínculo com o cliente, fazendo com que ele se sinta ouvido e acolhido, o que fortalece as relações comerciais entre eles e ajuda a fidelizar o cliente. 

Ao flexibilizar a negociação e propor acordos, sua empresa se desgasta menos e constrói junto ao cliente uma imagem mais positiva. 

Além disso, optar pela cobrança extrajudicial impacta diretamente no caixa da empresa pois, além de recuperar mais rápido os valores em atraso, essa estratégia economiza custos com ações judiciais, que além de custar mais caro, acabam demorando mais para ter êxito.

E mais, quanto mais rápido o dinheiro retorna para o seu caixa, mais rápido você poderá trabalhá-lo para retomar as margem de lucratividade com as novas vendas.

O papel do advogado na cobrança extrajudicial

Sua empresa ainda não possui uma política de crédito e cobrança consolidada? Então o primeiro passo a adotar é consultar um advogado especializado em recuperação de crédito para se orientar.

Segundo o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo.

Também não será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça, portanto, lembre-se disso ao construir sua estratégia de cobrança extrajudicial. 

Nem todo conflito se resolve na justiça!

Você se engana se acredita que o papel do direito se consolida apenas dentro da esfera do judiciário, a atuação proativa e consultiva do advogado é essencial para conquista dos resultados desejados.

Para além da construção de políticas, é importante lembrar que existem níveis de cobrança extrajudicial. Existe aquela desenvolvida pelo time interno e também aquela que é realizada por advogado especializado.

Ao contratar um advogado especializado para terceirizar a cobrança extrajudicial, o empresário permite que seu time financeiro foque em outras atividades dentro da empresa, que contribuem para prevenir a inadimplência.

Por exemplo, a análise de crédito e as notificações preventivas de cobrança, além de não onerar o caixa da empresa destacando um time para cuidar exclusivamente dessa área.   

Além de se certificar de que as cobranças serão feitas dentro dos limites legais, sem causar prejuízo de responsabilidade para a empresa, o advogado especialista ainda reunirá toda a documentação necessária para ingressar com ação judicial de cobrança, caso esgotadas todas as tentativas amigáveis de negociação.  

Se você ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais informações sobre o assunto, não perca tempo e preencha o formulário abaixo e agende um atendimento com um dos nossos especialistas!